quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Pai herói


Esta é uma daquelas situações incômodas para nós cartunistas: depois da arte pronta, entregamos para o solicitante do trabalho com a promessa dele nos trazer um exemplar da publicação, daí, a gente fica esperando para ver nossa obra publicada e nada. Passam-se os anos e de repente temos que remexer nas nossas velharias e lá está ele, o cartum, é neste momento que me pergunto: Onde foi mesmo que publiquei este desenho??? Infelizmente isto já aconteceu comigo diversas vezes. De alguns cartuns, nem mesmo tenho a arte-final, pelo motivo dele ter ido para a gráfica e nunca mais terem devolvido.

Uma arte-final é para o ilustrador, cartunista, caricaturista, quadrinhista e etc. como se fosse um filho. O processo de elaboração de um cartum é, em sentido figurado, uma gestação, desde o momento da concepção da ideia, passando pela criação dos personagens, esboços e, por último, a arte-final.

Com este cartum aconteceu desta maneira, me pediram para ilustrar uma matéria para determinado jornal e não me deram mais notícias de onde o cartum foi publicado.
A matéria onde este cartum foi utilizada falava sobre a tarefa dos pais que tem que cuidar das tarefas do lar enquanto suas esposas enfrentam uma jornada de trabalho fora de casa. Na nossa sociedade, este caso de papéis invertidos é muito comum nos dias de hoje. Procurei utilizar uma pose clássica dos filmes hollywoodianos, no melhor estilo Schwarzenegger, para valorizar o papel do pai herói. Produzi esta arte lá pelos idos de 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...