O cartunista

Autocaricatura do cartunista
Sthar-Mar de Vasconcelos Silva se interessou pelos cartuns desde cedo quando ainda morava em sua cidade natal, Paulo Afonso na Bahia. Inspirado pelos seus cartunistas favoritos, ou seja: Sérgio Aragonés, Renato Canini, Vilmar Rodrigues, dentre outros, não perdia a oportunidade de ilustrar os cantos das páginas dos seus livros da escola com pequenos cartuns de autoria própria.

Durante sua adolescência, influenciado pelas histórias em quadrinhos e revistas de humor, ele já criava seus próprios personagens e muitas vezes os reproduzia utilizando o mimeógrafo, distribuindo-os entre os amigos da escola onde estudava.

Neste mesmo período Sthar-Mar começa a participar de alguns eventos promovidos em sua cidade. Em 1985, ganha o segundo lugar em um Concurso de Cartazes promovido pela CHESF (Companhia Hidroelétrica do São Francisco) para o 1º SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) sobre segurança no trabalho SMT/CIPA's, no entanto. No ano seguinte, novamente recebe uma medalha, prêmio concedido pelo segundo lugar em um Concurso de Logotipo no 2º SIPAT da CHESF. Ainda em 1986, juntamente com seu pai, Geová Pequeno da Silva, ganha o primeiro lugar num Concurso de Cartazes de âmbito nacional organizado pela Assessoria de Segurança e Medicina do Trabalho da CHESF.

Mesmo tendo emprego garantido na cidade de Paulo Afonso, no ano de 1986, viaja para São Paulo com o objetivo de cursar uma Faculdade e se aprimorar ainda mais na área. Ao concluir o curso de Bacharelado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Sthar-Mar já havia sido contratado para trabalhar como desenhista na então EPM (Escola Paulista de Medicina), atual Unifesp.

Mas foi somente em fevereiro de 1990 que Sthar-Mar teve seu primeiro cartum profissional publicado no Jornal da Paulista, veículo de circulação interna da EPM. Começava aí sua vivência como cartunista e quadrinista na área da saúde.

Sthar-Mar já teve seus cartuns publicados em diversos manuais, livros, folhetos, cartazes e páginas da internet. Seus trabalhos também já foram veiculados em redes de televisão quando trabalhou na extinta TV Unifesp.

Atualmente, trabalha no DIS (Departamento de Informática em Saúde) na Unifesp, produzindo ilustrações, histórias em quadrinhos, animações, cartuns... e muita diversão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...