quarta-feira, 20 de março de 2013

Núcleo de Arte – parte I

Foto dos alunos do Núcleo de Arte em um
evento em Sorocaba. No canto inferior à esquerda
está o Professor Ismael dos Santos.
Sthar-Mar no destaque (dezembro de 1989)

Falar da minha carreira como desenhista sem mencionar o estúdio-escola Núcleo de Arte seria um desatino. Digo isso porque foi onde aprendi tudo o que sei sobre desenho para histórias em quadrinhos e desenhos humorísticos. Talvez se não fosse pelo professor Ismael dos Santos eu não tivesse desenvolvido tão bem esta habilidade de criar, dar forma e vida aos meus personagens.

Meu primeiro contato com o Núcleo foi em 1988 quando dois colegas meus da Faculdade de Belas Artes, Aluísio e Alexandre, que já faziam o curso de desenho no Núcleo, me convidaram para conhecer a escola. Eles já haviam comentado sobre mim ao Ismael, o que fez com que ele ficasse curioso em me conhecer.

Ismael dos Santos na TV Cultura
ensinando desenho em 1974. Era um quadro do
programa "História do Desenho Animado"
Na faculdade eu produzia uma revistinha em PB com tirinhas e também histórias completas tendo os alunos da minha turma como personagens. Eu levava os originais e quem quisesse tirava cópia em xerox. Em outra ocasião postarei as histórias de Stharmazão e os quadrinhos da Thurma. O Aluísio e o Alexandre comentaram sobre minhas HQs com o Ismael e ele disse: “Então me tragam ele aqui”. No dia combinado fomos, depois da aula na faculdade, até o Alto da Lapa na Rua Ponta Porã (zona oeste de SP, capital), que era onde funcionava o antigo Núcleo. Após as apresentações o Ismael explicou o método de como utilizar os esquemas dos personagens e acabei me interessando em aprender aquela técnica.

Coordenado pelo professor Ismael dos Santos, o estúdio-escola me ofereceu um ambiente tranquilo e descontraído, propício para estimular minha criatividade e dos outros alunos. Rapidamente me integrei ao grupo e em pouco tempo já estava colaborando com o Núcleo de Arte, criando roteiros para HQs e auxiliando o Ismael nas aulas de desenho. 

Para mim foi uma janela que se abriu para uma nova dimensão. Meus desenhos ganharam mais movimento e dinamismo, comecei a observar os quadrinhos analiticamente e também conheci histórias em quadrinhos que sequer sabia que existiam.

Trago boas recordações do Núcleo de Arte e lições que levarei comigo para toda a vida. 

Ao lado: Caricaturas publicadas no livro Roteiro para Quadrinhos de autoria do Professor Ismael dos Santos e Valdir Gambôa. Esta ilustração confeccionada pelo ilustrador Rodrigo Leão mostra nossas caricaturas (da esquerda para a direita): Alexandre Nagado, BrasílioTsuguo, Rodrigo Leão, Ismael dos Santos, Renato Rato e Sthar-Mar. Publicado em 1989.

Um comentário:

  1. Sthar, eu me lembro desse dia em que foi batida a foto. Estávamos em Sorocaba e, naquela hora, eu tinha ido ao banheiro (rs).

    Nossa geração foi muito privilegiada por ter frequentado o Núcleo naquela época. Mais do que as aulas, interagir com tanta gente interessante nos ajudou a buscar nossos objetivos.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...