sexta-feira, 24 de maio de 2013

Núcleo de Arte – parte II

O livreto Roteiro para quadrinhos, de 1989, foi provavelmente a primeira publicação brasileira focada no assunto.

Publicação independente do estúdio-escola Núcleo de Arte, era uma apostila de apoio ao curso de HQ e teve como autores o Professor Ismael dos Santos e o roteirista Valdir Gambôa, além  da participação dos quadrinhistas Alexandre Nagado, Rodrigo Leão, Spacca, Ismael dos Santos e Sthar-Mar. Havia definições sobre as etapas de produção e várias dicas para compor um enredo para história em quadrinhos, sempre com emoção e objetividade. 

Esta foi minha primeira publicação, o sonho de ser desenhista de história em quadrinhos estava começando a se realizar. Colaborei com uma história de cinco páginas em PB e trabalhei com o personagem Acuã (criado pelo Ismael). De todos os personagens do Núcleo, esse era o mais maluco e sem noção que havia e era muito fácil criar roteiros para ele.
Acuã, com uma parceria entre
Sthar-Mar e Ismael dos Santos
O livro aborda de início a história em quadrinhos mostrando rapidamente suas diversas etapas, projeto, desenho, arte-final, acabamento e a impressão, tudo isso em uma linguagem simples e didática. Em seguida, temos a teoria de como elaborar um roteiro dividido em tópicos: Conceito, estilos de roteiro, modelos de roteiro e técnica da roteirização.

Em destaque, Valdir Gambôa (acima)
e Ismael dos Santos
A primeira edição do Roteiro para Quadrinhos foi utilizada durante muito tempo nas aulas de HQ no Núcleo, uma importante escola que era localizada no bairro da Lapa (zona oeste de S. Paulo, capital), tendo depois se transferido para o bairro da Vila Leopoldina, na mesma região da cidade. Atualmente encerrou suas atividades regulares, mas diversos de seus ex-alunos estão na ativa no mercado editorial e publicitário até hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...