quinta-feira, 28 de março de 2013

Tratando a bulimia nervosa

Elaborei este cartum para ilustrar a matéria "Fome de emagrecer", escrita pelo jornalista André Siqueira para o Jornal da Paulista

O foco principal da reportagem foi a pesquisa desenvolvida pelo Dr. Josué Bacaltchuk, que em sua tese de doutorado defendeu a eficácia da psicoterapia no tratamento da bulimia nervosa. 

Publicado em dezembro de 1999.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Alfabetização científica em quadrinhos


A revista Eurekinhas surgiu a partir do projeto da Profa DrNilana M. T. Barros para o Programa Novos Talentos, tendo como objetivo ensinar ciências ao público infanto-juvenil em algumas escolas públicas de São Paulo.


As histórias em quadrinhos contidas na revista mostram duas pequenas histórias de um grupo de crianças (Nina, Marcão, Celina, Pedrinho, Duda e Caio), descobrindo o mundo da ciência através da professora Cristina e também nas situações do seu cotidiano. 

As histórias têm como tema principal a água, e mostram desde o seu ciclo natural até os problemas sociais causados pelas fortes chuvas.

Eurekinhas foi publicada no final de 2012 pelo Ministério da Educação. Os roteiros das histórias foram desenvolvidos pela Profa Nilana e seus alunos de Biologia da Unifesp – Campus Diadema.

Este foi o primeiro trabalho que participei de todas as etapas da confecção de uma revista.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Núcleo de Arte – parte I

Foto dos alunos do Núcleo de Arte em um
evento em Sorocaba. No canto inferior à esquerda
está o Professor Ismael dos Santos.
Sthar-Mar no destaque (dezembro de 1989)

Falar da minha carreira como desenhista sem mencionar o estúdio-escola Núcleo de Arte seria um desatino. Digo isso porque foi onde aprendi tudo o que sei sobre desenho para histórias em quadrinhos e desenhos humorísticos. Talvez se não fosse pelo professor Ismael dos Santos eu não tivesse desenvolvido tão bem esta habilidade de criar, dar forma e vida aos meus personagens.

Meu primeiro contato com o Núcleo foi em 1988 quando dois colegas meus da Faculdade de Belas Artes, Aluísio e Alexandre, que já faziam o curso de desenho no Núcleo, me convidaram para conhecer a escola. Eles já haviam comentado sobre mim ao Ismael, o que fez com que ele ficasse curioso em me conhecer.

Ismael dos Santos na TV Cultura
ensinando desenho em 1974. Era um quadro do
programa "História do Desenho Animado"
Na faculdade eu produzia uma revistinha em PB com tirinhas e também histórias completas tendo os alunos da minha turma como personagens. Eu levava os originais e quem quisesse tirava cópia em xerox. Em outra ocasião postarei as histórias de Stharmazão e os quadrinhos da Thurma. O Aluísio e o Alexandre comentaram sobre minhas HQs com o Ismael e ele disse: “Então me tragam ele aqui”. No dia combinado fomos, depois da aula na faculdade, até o Alto da Lapa na Rua Ponta Porã (zona oeste de SP, capital), que era onde funcionava o antigo Núcleo. Após as apresentações o Ismael explicou o método de como utilizar os esquemas dos personagens e acabei me interessando em aprender aquela técnica.

Coordenado pelo professor Ismael dos Santos, o estúdio-escola me ofereceu um ambiente tranquilo e descontraído, propício para estimular minha criatividade e dos outros alunos. Rapidamente me integrei ao grupo e em pouco tempo já estava colaborando com o Núcleo de Arte, criando roteiros para HQs e auxiliando o Ismael nas aulas de desenho. 

Para mim foi uma janela que se abriu para uma nova dimensão. Meus desenhos ganharam mais movimento e dinamismo, comecei a observar os quadrinhos analiticamente e também conheci histórias em quadrinhos que sequer sabia que existiam.

Trago boas recordações do Núcleo de Arte e lições que levarei comigo para toda a vida. 

Ao lado: Caricaturas publicadas no livro Roteiro para Quadrinhos de autoria do Professor Ismael dos Santos e Valdir Gambôa. Esta ilustração confeccionada pelo ilustrador Rodrigo Leão mostra nossas caricaturas (da esquerda para a direita): Alexandre Nagado, BrasílioTsuguo, Rodrigo Leão, Ismael dos Santos, Renato Rato e Sthar-Mar. Publicado em 1989.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Festa de calouros da EPM – 1991


O que eu gostava quando fazia ilustrações para os alunos de medicina da EPM é que eu tinha total autonomia para criar os desenhos.  Às vezes já traziam uma ideia do que eles queriam, no entanto, eu me sentia livre para fazer a minha maneira. Para este cartaz os alunos me deram carta branca para criá-lo e logo em seguida as idéias começaram a pipocar na minha cabeça.

O cartaz ficou com cara de História em Quadrinhos porque era o que eu vivenciava naquela época, frequentava curso de HQ e também publicava minhas histórias.

Para quem observar os detalhes verá diversas situações e referências na cena, será O Código Sthar-Mar? Os olhos mais atentos verão minha autocaricatura, Leonardo Da Vinci, Hieronymus Bosch, Nicodemus, Superman, São Jorge e mais.

A festa aconteceu na Associação Atlética Acadêmica Pereira Barreto (AAAPB) ao som da Banda Taffo.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Entrevista para a TV Unifesp



Este vídeo mostra minha participação no programa Check Up, da extinta TV Unifesp. A entrevista foi realizada em 1998 quando eu ainda trabalhava no Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS). Naquele período a demanda de trabalho era bem equilibrada entre desenhos anatômicos e humorísticos. 

Na matéria vocês poderão conferir minha performance como caricaturista, quando desenho o amigo Rodrigo (Xis) que trabalhou de iluminador na TV Unifesp. O entrevistador foi o repórter Emerson Tchalian.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Estilizando o emblema da EPM


De todos os personagens que criei para a área da saúde, o que mais utilizei foi a versão estilizada das figuras centrais do emblema da Escola Paulista de Medicina

Desde 1938 o Jequitibá e a serpente foram adotados como símbolos da EPM e, desde então, ainda não haviam sido transformados em uma versão comics.

A arte que vocês estão vendo foi uma das minhas primeiras tentativas de estilizar o emblema. Publicada na primeira página do Jornal da Paulista nº 58 em 1992, serviu como chamada para a matéria intitulada "Os emblemas da EPM e suas histórias". 

Vocês poderão conferir no post Eleições uma das vezes em que usei os personagens para ilustrar outra reportagem do JP. Dessa maneira, eles apareceram por diversas vezes em cartazes, campanhas, cartuns, capas do JP e outros. Em breve mostrarei todas elas, fiquem conectados. 

quinta-feira, 7 de março de 2013

Cartum científico - Mosquitos



Este é um dos poucos cartuns que confeccionei para a Editora Scipione. Foi publicado em 1995 no livro Quimica para o ensino médio. 

O cartum ilustrou o texto "Por que os objetos flutuam ou afundam na água?".

terça-feira, 5 de março de 2013

HSP vs. Tabagismo



Produzi esta arte para a campanha antitabagismo veiculada no Hospital São Paulo em novembro de 1999. 

sexta-feira, 1 de março de 2013

Brincando com o álcool


Mais um desenho criado para a reportagem da TV Unifesp sobre Acidentes domésticos com crianças

- Publicado em setembro de 2002.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...