quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A caricatura do Dr. Michalany



A partir da edição nº 56 do Jornal da Paulista, em agosto de 1992, o Prof. Dr. Jorge Michalany ganhou um espaço no jornal para relatar os acontecimentos marcantes da 5ª turma do curso de medicina da Escola Paulista de Medicina (EPM) da qual participara.  A coluna tinha o título Recordações no Jubileu da 5ª Turma da E.P.M. (1942-1992).

Para a edição do mês seguinte, Cecília Dionizio, que naquela época era a jornalista responsável pelo JP, me encomendou um cartum para ilustrar a coluna do Dr. Michalany. 

Depois de publicada a nova edição do JP, em setembro de 1992, estava eu no Centro de Apoio à Pesquisa e ao Ensino (CAPE), onde trabalhava e, para minha surpresa, recebi a visita do Dr. Michalany. Ele foi me parabenizar pelo cartum que eu havia feito. Naquela época, ele era Professor Titular Jubilado de Anatomia Patológica e também Vice-Diretor do Museu Histórico da Escola Paulista de Medicina. Outro dia conto mais sobre o cartum mostrado aqui.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O que estou produzindo? (1)


No momento, estou trabalhando em algumas artes para o site do Hemocentro da Unifesp/ HSP. Além de revitalizar o site, as ilustrações terão como objetivo tornar melhor a compreensão, para os interessados, sobre o processo que o sangue passa desde que é coletado do doador até o seu fracionamento (separação dos componentes do sangue). 

Também será mostrada a importância que existe no ato de doar o nosso precioso sangue, a função de cada um dos seus componentes, quem pode e quem não pode doar e etc. 

Aguardem.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Trotes


Com o início do ano letivo nas universidades, começam com ele os velhos trotes estudantis. 

Para alegria ou desespero dos calouros o trote é uma atividade quase que obrigatória. Caras e roupas pintadas, corte dos cabelos, pedir dinheiro nos semáforos, é tudo muito normal. A arte que estou postando hoje está relacionada com este tema. Nela, vemos um calouro sendo perseguido pelos veteranos, aqui representados por personagens famosos de filmes e das HQs. 

Este trabalho é muito singular para mim, pelo fato de ter sido esta a primeira vez que estilizei o Nicodemus (mascote dos alunos de medicina da Unifesp), transformando ele em um personagem de humor. Ele reaparecerá desta maneira em vários outros trabalhos, como mostrarei em uma próxima postagem.

Esta ilustração foi encomendada pelo pessoal do Centro Acadêmico Pereira Barreto (CAPB). Infelizmente não me recordo onde esta arte foi publicada, apenas que a confeccionei em 1992. 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Voltando das férias


Depois de passar um tempo de férias em Paulo Afonso, na Bahia, estou de volta ao trabalho e trazendo para todos vocês que curtem a minha arte algumas novidades que foram publicadas recentemente. Não esquecendo também da velharia guardada no fundo do baú, claro.

A ilustração deste post é uma das figuras que criei para o Manual de Integração, publicado pela Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN). Esta faz parte do item Férias, para o tópico Regulamento Interno, que tem o objetivo informar aos funcionários da instituição as regras a serem seguidas em um ambiente de trabalho. 

- Publicado na web em 2007. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...