quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O Menisco

Capa da revista O Menisco nº 1
No início de 1991, os veteranos do 3º ano de medicina, Demétrio, Jae e Flávio me procuraram no Centro de Apoio a Pesquisa e ao Ensino (CAPE) para que eu confeccionasse uma arte a ser inserida na capa da revista O Menisco, publicada pela Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto (AAAPB). Anteriormente eu já havia produzido a ilustração para o convite da festa Noite do Nicodemus (1990), tendo gostado do meu estilo de desenho, os alunos da EPM me recrutaram para esta nova tarefa. Demétrio e seus companheiros tinham uma ideia preconcebida dos elementos que constituiriam a arte da capa. 
Arte produzida para o
convite da festa
Noite do Nicodemus. em 1990
O personagem principal é o Nicodemus; esqueleto usando uma cartola e um monóculo, para os alunos da Unifesp/EPM ele simboliza o espírito da Atlética. Segura em sua mão esquerda um recém-nascido que representa os calouros. O Nicodemus está dentro de um lamaçal rodeado pelos porcos. "Porcos" é o apelido que os estudantes da Unifesp/EPM (apelidados de "índios") deram aos graduandos de medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Aproveitando que hoje é dia de Halloween, postei esta arte que é a mais tenebrosa que já fiz. A parte humorística fica por conta dos porquinhos chafurdando no mar de lama. 

- Publicado em 1991.


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Queda em idosos


O curso de capacitação Educação à Distância para Profissionais de Enfermagem do Hospital São Paulo, ofereceu neste mês de outubro, o módulo Prevenção de Quedas, direcionada aos técnicos, auxiliares de enfermagem e enfermeiros, neste foi ensinado o Protocolo de Prevenção de Quedas

Os alunos do curso tiveram uma atividade para identificar quais medidas de segurança poderiam ter sido tomadas para prevenir a queda e qual conduta deverão ter quando o paciente chegar ao Pronto Socorro do HSP.

A ilustração acima está inserida na questão em que a paciente fratura o fêmur em uma queda na sua residência. 

- Publicada na web em outubro de 2012.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Era uma vez...


Durante o ano de 1993 o Jornal da Paulista publicou mensalmente a reportagem denominada História da Medicina. Este cartum fez parte de algumas dessas publicações. 

- Publicado em novembro e dezembro de 1993. 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Respirador bucal



Em 2001, a Schering-Plough lançou um manual que explica os principais fatores que levam uma criança a se tornar um respirador bucal (que respira pela boca). O manual contém outras informações como, por exemplo: O que leva uma pessoa respirar pela boca; Os sinais que indicam que a criança está com o problema; Dicas de como respirar corretamente; Informações sobre como evitar este problema e etc.

Ilustrei o capítulo intitulado Respirador Bucal - O que você precisa saber para evitar problemas de saúde, escrito pela Dra. Claudia Peyres López. 

O cartum foi utilizado para exemplificar, de maneira lúdica, que, devido ao excesso de saliva no ato de falar, o respirador bucal acaba cuspindo nas pessoas.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Medo na hora H


Este cartum foi inserido na matéria Sexo após o infarto, escrita pela jornalista Araci Queiroz. Na reportagem ela fala sobre a disfunção sexual causada em homens que já haviam sofrido ataque cardíaco, simplesmente pelo medo de terem um novo infarto. 

- Publicado no Jornal da Paulista em novembro de 1997.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Célula tumoral



“Um anjo se transformando em demônio, para representar a evolução de uma célula tumoral que no início não parece oferecer nenhum risco e depois silenciosamente vai mudando de forma e tamanho se tornando algo terrível.” Foram mais ou menos estas as palavras do Dr. Cláudio Kemp quando me procurou para colocar no papel esta sua ideia. Confeccionei duas artes, ele se agradou mais da anjinha que se transforma em uma diaba.
A segunda ilustração seguia o mesmo conceito, sendo que, desta vez, deixei o personagem bem mais estilizado.

- Publicado no Boletim de Mastologia – Regional São Paulo, nº 21 – Setembro de 1993. 


terça-feira, 23 de outubro de 2012

A saúde em Ipaussu


Esta ilustração fez parte da vinheta de abertura para o documentário Ipaussu – A Saúde de um Brasil, programa especial produzido pela TV Unifesp em 2001, tendo como apresentador o repórter Franz Vasec

A reportagem mostrou os benefícios trazidos por alguns médicos da Unifesp, em trabalho voluntário em forma de mutirão, para a pequena cidade de Ipaussu, município do estado de São Paulo.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Como estou dirigindo?


A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Associação Brasileira de Acidentes e Medicina de Tráfego (ABRAMET) criaram em novembro de 1998 o primeiro curso que habilitaria os médicos realizarem a prova de aptidão física e mental para motoristas. 

O Curso de Capacitação para Médico Perito Examinador Responsável pelo Exame de Aptidão Física e Mental para Condutores de Veículos Automotores, se tornava então, um pré-requisito para que o médico pudesse adquirir o credenciamento junto ao Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN). Este é apenas um resumo da reportagem intitulada A prova do 'exame de motorista' escrita pela jornalista Simone Paulino para o Jornal da Paulista. Cartunizar esta matéria foi para mim um desafio devido ao espaço vertical que reservaram para o cartum. 

- Publicado em outubro de 1998.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Games na saúde



Em 1997, fui convidado a fazer um estágio na empresa Atitude Produções Visuais Ltda. onde produzi desenhos para animações que eram inseridos em video games. Os jogos tinham como propósito divulgar algumas marcas de remédios, geralmente, o tema era fazer com que o jogador conseguisse levar o remédio até o final do jogo passando por vários obstáculos.

Foi durante este estágio que aprendi a trabalhar utilizando o computador para produzir minhas artes e ao mesmo tempo, aprendia técnicas de animação. O estágio teve a duração de um ano, o suficiente para que eu ganhasse mais conhecimento em arte digital, conhecimento este, que me seria bastante útil quando fosse trabalhar na TV Unifesp.

No vídeo mostrado aqui, os personagens (com exceção do Zé Micose) e as sequências de movimento foram criados por mim, a animação ficou por conta da equipe da Atitude.

Selecionei apenas três trabalhos:
- Guerra dos Osteoblastos (Miacalcic)
- Zé Micose (Lamisil)
- Dr. Z Game (Zestoretic)

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Eleições


O cartum ao lado serviu para ilustrar a matéria do jornalista Vandir dos Santos intitulada Eleições 94 para diretor da EPM. A reportagem anunciava a vitória do candidato Dr. Hélio Egydio Nogueira ao cargo de Diretor da Escola Paulista de Medicina em 1994. 

Estando novamente em clima de eleição aqui na Unifesp, onde, nos dias 16 e 17 deste, novamente participaremos da votação para elegermos o novo Reitor da Universidade Federal de São Paulo, resolvi postar este cartum que simboliza toda a comunidade EPMista, unida em prol de um objetivo comum. 

- Publicado no Jornal da Paulista em outubro de 1994.  

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O Brasil estudando


Desenho confeccionado para o Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) para ser utilizado em aula temática.
São Paulo/ SP - 1999

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O despertar da sexualidade



Em 2003, a Unifesp/EPM lançou o livro O Desenvolvimento da Criança: Dúvidas e expectativas dos pais sobre a sexualidade. A Profa Dra Márcia Regina Marcondes Pedromônico, autora do livro, tinha como objetivo esclarecer as dúvidas dos pais sobre o desenvolvimento sexual das crianças e adolescentes, como a sexualidade se manifesta em cada fase da vida da criança e, principalmente, como os pais devem conversar e orientar os filhos para que tenham uma vida sexual saudável.

O livro também aborda sobre as perguntas mais frequentes das crianças: de onde elas vieram; de onde vêm os bebês; como eles entram na barriga da mamãe e etc. 

No prefácio do livro, a Doutora Márcia escreve: "As ilustrações do texto, feitas pelo Sthar-Mar, obedecem à necessidade humana de ficar junto com alguém para alcançar um objetivo."

Foram treze ilustrações ao todo e que os tenho com muito orgulho em meu portfólio por ser um dos melhores trabalhos que produzi.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Xixi na cama

Elaborei estas imagens para ilustrar a reportagem do programa Check Up da TV Unifesp sobre Enurese. A matéria dava dicas para que as crianças não tivessem problemas de incontinência urinária durante a noite. 

As imagens foram produzidas em Julho de 2000.

Não exagerar nos líquidos à noite
Evitar alimentos condimentados,
que aumentam a sede
Propiciar à criança ambiente familiar,
tranquilo e agradável

terça-feira, 9 de outubro de 2012

CEPEUSP: um programa que deu certo


Elaborei este cartum para ilustrar a matéria Cepeusp: um programa que deu certo. A matéria mencionava o convênio entre o Centro de Práticas Esportivas da USP e a Disciplina de Nutrição e Metabolismo de Pediatria, da Escola Paulista de Medicina. Esta união teve como objetivo o tratamento de crianças obesas através de atividades físicas, fornecendo também orientação nutricional, psicológica e médica. 

Publicado no Jornal da Paulista em outubro de 1994.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Logotipo da Paulistinha


Está aqui algo que poucas pessoas tem conhecimento. O logotipo da Escola Paulistinha de Educação foi criado e desenhado por mim em 1997. Quando me pediram para criar o logotipo pensei em algo que fosse associado diretamente ao emblema da Escola Paulista de Medicina.

Aproveitando os símbolos já existentes no emblema da EPM, estilizei o Jequitibá e a serpente, dando a estes um traço cartunizado e infantil para que melhor se adequasse ao seu propósito. 

A EPE oferece educação e saúde aos filhos dos servidores da UNIFESP e dos funcionários do Hospital São Paulo

sábado, 6 de outubro de 2012

Prevenir é o melhor remédio



Nossa saúde é o maior bem que possuímos, sendo assim, não podemos negligenciá-la.

Poderíamos levar uma vida mais saudável apenas tomando alguns cuidados no nosso dia-a-dia. Esses cuidados vão desde a higienização correta das mãos até o manuseio de lixo hospitalar.

Pensando na segurança e no bem estar dos funcionários da Unifesp e do Hospital São Paulo, em 1999 a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) Unifesp-HSP decidiu elaborar um cartaz contendo orientações de como os profissionais da saúde deveriam proceder em algumas situações de risco e também como evitar acidentes.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Função Social da Escola


Trabalho elaborado a pedido da Profa. Dra. Sylvia Helena Batista, para utilização em aula temática. 
- Setembro de 1998.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Cheiro de sonho

Você, durante o sono, já teve a sensação de sentir cheiro em seu sonho? Pois, ao contrário dos seres humanos, é assim que os ratos sonham. 

O cartum mostrado aqui foi criado para ilustrar a matéria intitulada "Ratos sonham com cheiro" que tratava deste assunto. 

- Publicado no Jornal da Paulista em setembro de 1997.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Expo Brasil - Índia de cartuns e quadrinhos científicos

Sthar-Mar, junto com um painel de seus
cartuns com temática científica.
Para comemorar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Universidade de São Paulo – USP montou uma exposição de cartuns e quadrinhos que tinham esse tema como principal. 

A exposição, ocorrida em 21 outubro de 2011, contou com a participação do cientista e cartunista indiano Pradeep Kumar; além do professor, jornalista científico e cartunista João Garcia (Jão), representando a USP.

O evento teve também a presença do ilustrador, cartunista e quadrinista na área da saúde Sthar-Mar de Vasconcelos Silva (este que vos escreve), que representou a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).


Este inédito encontro de cartunistas científicos foi realizada graças ao esforço e dedicação da Professora Maria Inês Nogueira (Presidente da Comissão Organizadora do evento) e, também, do Professor Carlos Antônio Teixeira (Doutorando em Saúde Pública pela USP). 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...